Quais são os cursos de ciências agrárias e a suas importâncias para o agronegócio?

Quais são os cursos de ciências agrárias e a suas importâncias para o agronegócio?

A agricultura e a pecuária, entre outras atividades das ciências agrárias, estão entre as mais antigas e mais importantes atividades do mundo. Hoje, o maior desafio dessas áreas é garantir a produtividade e preservar os recursos naturais, garantindo que a produção aconteça também futuramente.

Assim, os cursos de ciências agrárias são aqueles em que se aprende sobre o cultivo de vegetais, criação de animais, além de informações sobre topografia, entre outros conhecimentos. A seguir, conheça os cursos de ciências agrárias e entenda a importância para o agronegócio.

Agronomia

O curso de agronomia é um dos mais conhecidos e envolve saberes de todas as etapas do agronegócio. Ou seja, o curso aborda desde o planejamento de uma lavoura, até os passos logísticos para a entrega do produto aos centros de distribuição ou ao consumidor final.

Assim, um agrônomo é importante para o agronegócio por atuar em diversas etapas dos processos. Esse profissional pode atuar nas áreas de planejamento e plantio, irrigação, colheita, criação de animais, além da produção, controle de qualidade, comercialização, entre outras atividades.

Medicina veterinária

O curso de medicina veterinária prepara profissionais para lidarem com cuidados aos animais, sejam eles domésticos ou não. No caso das propriedades que criam animais, estas precisam dos serviços de um médico veterinário para auxiliar na saúde e bem-estar dos animais.

Esse profissional é responsável por garantir que as necessidades nutricionais do rebanho sejam garantidas, previne a infestação de pragas e doenças, administra medicamentos e trata doenças quando necessário, além de instruir sobre práticas de bem-estar animal. Além disso, médicos veterinários também podem atuar na inspeção de alimentos de origem animal, garantindo o controle de qualidade.

Engenharia de alimentos

Já o curso de engenharia de alimentos forma profissionais que atuarão no controle de qualidade de alimentos. Assim, esses profissionais acompanham toda a cadeia de produção, realizando um controle rigoroso em cada uma das etapas.

Esses profissionais também podem atuar no desenvolvimento de rações para animais e também desenvolvendo equipamentos para a produção de alimentos. Ou seja, podem ser responsáveis por qualquer processo que envolve alimentos e a manipulação dos mesmos na indústria, seja para humanos ou animais.

Zootecnia

O profissional da zootecnia é preparado para cuidar de rebanhos diversos, sejam eles suínos, bovinos, aves e outros. Esse profissional é responsável por tudo que envolve esses animais, a alimentação, adequação do espaço, além de acompanhar o desenvolvimento de produtos de origem animal.

Assim, são responsáveis por controlar a qualidade da ração e dos pastos, pesquisam sobre a quantidade de nutrientes necessários para cada tipo de animal, entre outras atividades.

Qual faculdade é preciso cursar para seguir nas ciências agrárias?

As ciências agrárias são bastante abrangentes e a atuação na área inclui conhecimentos sobre topografia, geologia, manuseio de plantas, de animais, entre outras. Hoje, com o avanço da tecnologia e do amplo debate sobre sustentabilidade, essas áreas também ganham destaque nas ciências agrárias.

Além dos cursos citados, o profissional também pode cursar Mecanização Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia de Recursos Hídricos, Agroecologia, além de muitos outros cursos, sejam eles técnicos, bacharelados ou cursos livres.

Quer se especializar e atuar nas ciências agrárias? A Saberes Educação conta com diversos cursos livres na área do agronegócio. Acesse nosso site e saiba mais!

FONTES:

https://www.guiadacarreira.com.br/blog/ciencias-agrarias

https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/veja-os-22-cursos-da-area-de-ciencias-agrarias-e-meio-ambiente/

Acadêmico

Para receber informações

Copyright© 1998 - 2024 Tutorcasts v3.0.0