5 curiosidades sobre a alimentação natural

5 curiosidades sobre a alimentação natural

Quando o assunto é nutrição para pets, muitos tutores se preocupam em oferecer a alimentação mais completa possível. Entre as opções, há a tradicional ração industrializada, que possui todos os nutrientes necessários para cães e gatos e também a alimentação natural, que vem ganhando popularidade nos últimos tempos.

Hoje, trouxemos 5 curiosidades sobre a alimentação natural. Então, se você tem interesse em oferecer essa alimentação ao seu pet, continue a leitura e saiba mais!

1. A alimentação natural possui entre 50 e 60% mais água do que a ração

Um dos maiores benefícios da alimentação natural é o alto teor de umidade. Ou seja, cães e especialmente gatos, que tendem a consumir pouca quantidade de água, podem se beneficiar dessa alimentação em relação à ração industrializada, que é seca.

Assim, quando os animais consomem os alimentos naturais, eles passam a ingerir mais água e também a produzir mais urina. Com os pets mais hidratados e com a urina mais diluída, os riscos de cálculos renais (pedra nos rins) e outros problemas do trato urinário são diminuídos, aumentando a qualidade de vida dos animais.

2. Oferecer alimento natural não induz a formação de tártaro

Existe um mito de que a ração, por ser mais rígida, auxilia a limpar os dentes dos pets, especialmente dos cães. Vale lembrar que a única maneira comprovada de limpar os dentes dos cães é por meio da escovação frequente. Já a presença de tártaro deve ser tratada por um veterinário especializado periodicamente, por meio de limpezas de rotina.

Mesmo sendo rígida, a ração não é capaz de limpar os dentes dos cães. Portanto, a alimentação natural não influencia na formação de tártaro.

3. O alimento natural exclui componentes desnecessários para cães e gatos

Uma das maiores vantagens da alimentação natural para pets é que ela exclui itens desnecessários para a nutrição dos animais. Cães e gatos não precisam de grãos, tubérculos, corantes, conservantes e outros aditivos químicos na sua alimentação.

A dieta ideal para cachorros e gatos apresenta ao menos 40% de carnes desossadas, 20% de ossos carnudos, 20% de vísceras musculares, 10% de vísceras secretoras e pode conter até 10% de frutas, verduras, legumes e outros alimentos permitidos ao consumo pet.

4. Alimentação vegetariana para cães divide opiniões profissionais

Por conta da ideologia de alguns tutores, há bastante procura em oferecer alimentação vegetariana para cães. Porém, esse é um tema que divide as opiniões profissionais e ainda carece de estudos. A longo prazo, não se conhece os benefícios e possíveis malefícios para os animais que passam por uma dieta vegetariana.

Vale lembrar que quando pensamos no processo de evolução, os cães surgiram como animais carnívoros, que na natureza se alimentam principalmente de outros animais. Por mais que seja possível substituir proteínas e outros nutrientes da carne por vegetais, não há informações o suficiente sobre o assunto quando falamos sobre nutrição canina.

5. A dieta natural deve ser montada por um especialista

Por fim, se você deseja oferecer uma alimentação natural para seu cão ou gato, é preciso que a dieta seja montada por um especialista. Um dos grandes benefícios dessa alimentação é justamente montar um cardápio personalizado para o animal, que busca suprir todas as suas necessidades nutricionais de maneira única e pensada para ele.

Por esse motivo, é importante que o tutor consulte um profissional ou ele mesmo prepare a alimentação, desde que seja capacitado para isso.

Na Saberes Educação você encontra o curso Alimentação Natural para cães e gatos, voltado para profissionais da área ou tutores que desejam preparar a alimentação de seus pets. Acesse nosso site e saiba mais!

FONTES:

https://www.papapets.com.br/post/mitos-e-verdades-envolvendo-alimentacao-natural-para-pets

https://www.amiciallegri.com.br/post/alimentacao-natural-x-racao-uma-longa-conversa-sobre-o-assunto

Acadêmico

Para receber informações

Copyright© 1998 - 2024 Tutorcasts v3.0.0