Nutrição inteligente: o que são fertilizantes naturais?

Nutrição inteligente: o que são fertilizantes naturais?

A agricultura é uma das atividades mais relevantes para a economia brasileira e traz impactos positivos para a vida de toda a população. Afinal, agricultura é sinônimo de comida no prato. Neste sentido, os fertilizantes naturais fazem parte de um conjunto de estratégias utilizadas na nutrição inteligente, que consiste na otimização dos recursos naturais.

A infertilidade dos solos, contaminação das águas, prejuízos para fauna e flora local são alguns dos problemas que podem ser revertidos com o uso de fertilizantes naturais e outras estratégias de sustentabilidade. Esses insumos fundamentais para o processo produtivo também podem ser mais ecológicos.

Continue a leitura e saiba mais!

O que são fertilizantes naturais?

Como o próprio nome sugere, os fertilizantes naturais são produzidos a partir de matéria orgânica e completamente natural. Assim, são utilizadas folhas de árvores, resíduos de alimentos e esterco de origem animal. Técnicas como a compostagem também são utilizadas para a produção dos fertilizantes.

Esse tipo de fertilizante já é utilizado há muitos anos e de amplo conhecimento na sabedoria popular.

A diferença é que com a nutrição inteligente e o avanço da tecnologia, hoje esses insumos podem ser produzidos em grande escala e de forma industrial, além de apresentarem um uso mais efetivo no aspecto nutricional para o solo.

Qual é a função dos fertilizantes naturais?

Todo fertilizante serve para nutrir o solo e as plantas que estão nele. Assim, são insumos que fortalecem a terra com nutrientes necessários para o crescimento adequado das plantas. Durante essa troca de nutrientes entre o solo e a planta, pode acontecer do solo empobrecer e, por isso, o uso de fertilizantes é fundamental para enriquecer o solo com macro e micronutrientes.

É por isso que o uso dos fertilizantes é fundamental para alimentar o solo e, consequentemente, as plantas que estão ali. O uso correto desse insumo produz colheitas mais fartas.

Já os fertilizantes naturais possuem a mesma função. O que muda são apenas as substâncias presentes e a forma como são elaborados, já que contam apenas com ingredientes obtidos de compostos naturais, como os já citados.

Vantagens em usar fertilizantes naturais

Os fertilizantes naturais, como vimos, apresentam a mesma função dos convencionais. E além disso, possuem uma série de vantagens tanto para o solo, como para o processo de crescimento das plantas.

A matéria orgânica presente nesses adubos aumenta a capacidade de retenção de água no solo, o que mantém a terra úmida por mais tempo, otimizando a irrigação. O solo também se torna mais produtivo, já que recebe nutrientes variados e de fontes diversas. Ou seja, a nutrição é mais diversificada para o plantio, pois vem de mais de uma fonte.

No caso dos fertilizantes convencionais, não há essa multiplicidade e, por isso, é preciso utilizá-los com mais frequência e em maiores quantidades. Nesse processo, é comum que o solo se desgaste pelo excesso de alguns nutrientes e a falta de outros. Portanto, a multiplicidade de fontes é um benefício e tanto para os plantios.

Por fim, o uso de insumos orgânicos possibilita que as plantas cresçam sem o uso de substâncias químicas. Assim, podem ser utilizados em plantações de orgânicos, para alimentos mais nutritivos e saborosos.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Conheça nossos cursos e aprofunde seus conhecimentos na área!

Acadêmico

Para receber informações

Copyright© 1998 - 2024 Tutorcasts v3.0.0