Conheça as vantagens de utilizar o adubo orgânico Bokashi

Conheça as vantagens de utilizar o adubo orgânico Bokashi

Quem trabalha com plantação ou apenas gosta de cuidar de plantas em casa sabe que a adubação é indispensável. Ela é responsável pela reposição de nutrientes no solo, fazendo com que as plantas cresçam saudáveis, produzindo flores e frutos, além de ficarem mais bonitas.

Entre as opções de adubação, os adubos orgânicos são bastante recomendáveis por serem econômicos e saudáveis para o solo. Conheça as vantagens de utilizar o adubo orgânico Bokashi.

O que é o adubo orgânico Bokashi?

A adubação Bokashi consiste em uma técnica milenar japonesa de adubação. Apesar do nome parecer complicado, a palavra japonesa tem um significado bem simples: "matéria orgânica fermentada". Trata-se de um adubo com composição orgânica, que pode ser de origem animal ou vegetal, que passa por um processo de fermentação.

O processo de fermentação é controlado e as quantidades utilizadas para a adubação também. O objetivo é equilibrar o pH do solo, além de inclui microrganismos saudáveis para o solo e para as plantas.

Por que a fermentação é importante para o solo?

Por mais que tenhamos receio das bactérias, muitas delas são indispensáveis para a nossa saúde. Todo ser vivo possui um organismo repleto delas, que ajudam nos processos digestivos e no caso das plantas, a conseguir nutrientes.

Acontece que quando um ser vivo morre, seu organismo continua repleto de bactérias e outros microrganismos, que se tornam responsáveis pela decomposição. Durante esse processo, algumas bactérias realizam um processo de fermentação, responsável por oxigenar o solo e levar nutrientes para as plantas.

No Brasil, conhecemos o adubo Bokashi como compostagem e a fermentação é o processo que proporciona as condições ideais para a geração e absorção de nutrientes. A seguir, veja 3 vantagens de utilizar o adubo Bokashi.

1. Econômico e fácil de fazer em casa

O adubo Bokashi é feito com resíduos de alimentos que normalmente iriam para o lixo. São utilizadas cascas e talos de verduras, legumes e frutas, cascas de ovos, bagaço de cana, ossos e outros restos de carnes. O custo de produção do adubo é quase gratuito, considerando que esses resíduos seriam descartados.

Além disso, qualquer pessoa pode aprender como fazer seu próprio adubo em casa.

2. Mantém o solo saudável e vivo

O adubo Bokashi oferece os nutrientes necessários para que o solo restabeleça seu pH saudável e esteja equilibrado pela presença de bactérias e outros microrganismos. Além disso, favorece as condições ideais para as minhocas, produtoras de húmus, composto que contribui para a fertilidade da terra.

3. Não polui o solo

Por ser um adubo de origem orgânica, ele não polui o solo. É recomendável para a produção de hortaliças, verduras e legumes orgânicos, pois não possui nenhum aditivo industrializado. Por esse motivo, a sua manipulação é completamente segura para humanos e não prejudica o meio ambiente local.

Apesar dos benefícios e da facilidade do adubo Bokashi, é preciso conhecer as condições ideais para a fermentação, além das quantidades de compostos orgânicos para a sua fabricação. Muito além de seguir uma receita, ao aprender a técnica você pode adaptá-la com os resíduos que possui em casa.

Quer saber mais detalhes? Conheça nossos cursos e aprenda a fazer seu próprio adubo.

Juarez Moraes Ramos Junior

Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) Possui especialização em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor(UNESA) ,Análise de Sistemas pela Universidade Veiga de Almeida (1991) , MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (1998) ,Doutorando em ciências jurídicas pela Pontifícia Universidad Católica Argentina Santa Maria de Los Buenos Aires.

Acadêmico

Para receber informações

Copyright© 1998 - 2024 Tutorcasts v3.0.0