A importância da cidade de Luís Eduardo Magalhães para o agronegócio

A importância da cidade de Luís Eduardo Magalhães para o agronegócio

Existe uma cidade no interior da Bahia que possui grande representatividade e exerce um papel importante para agronegócio brasileiro por diversos fatores.

Confira nesse conteúdo a história da cidade de Luís Eduardo Magalhães e como ela ganhou tanta importância para o setor de agronegócio em nosso país em tão pouco tempo!

Conheça a cidade de Luís Eduardo Magalhães

cidade de Luís Eduardo Magalhães, também chamada de LEM, fica localizada no interior da Bahia às margens da rodovia BR 242 e possui pouco tempo de existência, completando somente 20 anos em 2020.

Inicialmente constituída por um povoado chamado Mimoso do Oeste na região de Barreiras, se tornou um município independente no ano 2000 com apenas 18 mil habitantes na época, mas quase chegando aos 100 mil atualmente, conforme dados do IBGE.

O nome curioso, na verdade, é uma homenagem para um político baiano que foi presidente do Congresso Nacional e faleceu em 1998.

Hoje, a cidade é considerada um dos polos mais relevantes do agronegócio brasileiro, constituindo parte de uma região apelidada de “Matopiba”, já que compreende territórios que cruzam as fronteiras dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Essa região foi formada pelo crescimento no investimento agrícola por seu alto potencial para esse setor, o que chega a representar hoje 11,5% da produção nacional de soja, ainda tendo a região baiana com o maior desenvolvimento atual em infraestrutura.

Ainda, em apenas 22 anos, Luís Eduardo Magalhães conseguiu, além do destaque pelo agronegócio com produção de algodão e grãos, possui representatividade na pecuária e na avicultura.

Importância da cidade para o agronegócio

Principalmente considerando o período de 2010 até os dias atuais, a cidade de LEM passou por grandes transformações econômicas que levaram ruas de terra a avenidas com prédios de muitos andares.

Isso ocorreu principalmente pela quantidade de empresas e produtores que se estabeleceram na região, desenvolvendo ainda mais a valha viária, escoação logística e energética, investindo pesado principalmente no uso de tecnologias agropecuárias de alta performance.

maior feira brasileira, por exemplo, acontece na cidade. Chamada de Bahia Farm Show, o evento vende equipamentos e produtos para agronegócio, gerando negócios que ultrapassam 1 bilhão de reais por ano.

Além das áreas de produção do agronegócio, também se estabeleceu um parque industrial com negócios líderes desse setor, sendo 20 deles multinacionais. Com tanto acesso à tecnologia, a região de LEM possui uma agricultura diversificada e com grande produtividade, ainda citando o diferencial de grandes regiões com irrigação implantada.

São cerca de 2 milhões de hectares plantados, favorecidos pelo bom clima da região e tanta tecnologia focada em desempenho. Com isso, a cidade alcançou a posição de 8ª economia do Estado da Bahia, representando 80% dos grãos e 90% do algodão produzido em toda região.

Tudo isso ainda é intensificado pela localização estratégica, contemplada por 2 rodovias que ligam a cidade a várias regiões do país. Além disso, ainda há previsão para melhoria na infraestrutura de 80% das estradas da região nos próximos 5 anos.

Com tantos benefícios para o agronegócio do país, a cidade de Luís Eduardo Magalhães ainda oferece muito campo de crescimento, aumentando ainda mais sua representatividade nesse setor tão importante para o Brasil.

Para ter acesso a novos conhecimentos em cursos a distância sobre diferentes temas relevantes a agricultura e o agronegócio, confira o portal da Saberes Educação, uma mantenedora de educação com professores especializados nos temas.

Confira agora os cursos disponíveis e comece a aprimorar seus conhecimentos técnicos sobre diferentes áreas da agricultura e cuidado animal!

Juarez Moraes Ramos Junior

Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) Possui especialização em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor(UNESA) ,Análise de Sistemas pela Universidade Veiga de Almeida (1991) , MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (1998) ,Doutorando em ciências jurídicas pela Pontifícia Universidad Católica Argentina Santa Maria de Los Buenos Aires.

Acadêmico

Para receber informações

Copyright© 1998 - 2024 Tutorcasts v3.0.0