4 passos para trabalhar a sustentabilidade na agricultura

4 passos para trabalhar a sustentabilidade na agricultura

Cada vez mais produtores têm buscado técnicas e estratégias para trabalhar a sustentabilidade na agricultura. Afinal, os danos ambientais são uma preocupação mundial e para o agricultor, o bem-estar da Terra é sinônimo de produtividade.

Além disso, a agricultura sustentável vem se destacando e os produtos deste cultivo possuem alta procura no mercado. O fato é que incluir a sustentabilidade nos processos de manuseio e cultivo traz benefícios para todos: o meio ambiente é preservado, garantindo as próximas produções, os trabalhadores têm sua saúde preservada e o consumidor final conta com benefícios na ingestão dos alimentos.

Por isso, confira 4 passos para trabalhar a sustentabilidade na agricultura.

1. Rotatividade de culturas

Um dos principais pilares para a sustentabilidade é a rotatividade de culturas. Hoje, sabemos que a monocultura é uma das grandes responsáveis pela degradação dos solos, que sofrem com a retirada de determinados nutrientes, quando apenas uma variedade é cultivada em um determinado local.

Com o tempo, o solo se torna improdutivo, já que um solo sem nutrientes é incapaz de fornecer os nutrientes adequados a um novo plantio. Ou então, passa a produzir muito menos do que antes, sendo necessário investir cada vez mais na reparação desse solo. Ou seja, o processo também se torna caro.

A rotatividade de culturas, por sua vez, garante que os nutrientes do solo naturalmente sejam repostos. Assim, a terra passa a ter mais qualidade e os próximos plantios são mais produtivos.

2. Use fertilizantes naturais

Assim como os fertilizantes químicos, a função dos naturais é a de devolver nutrientes ao solo, garantindo que se mantenha fértil e forneça todos os nutrientes necessários para a plantação. Os adubos naturais podem ser feitos de maneira artesanal, por meio de composteiras e outros métodos.

Para os produtores que prezam pela praticidade, também é possível encontrar algumas opções para comprar, como por exemplo, o adubo bokashi, desenvolvido, desenvolvido por meio de uma técnica japonesa. Mas também é possível fazer o seu.

3. Faça o uso de energias de fontes renováveis

Aplicar a sustentabilidade inclui fazer um melhor aproveitamento dos recursos naturais. Neste caso, uma agricultura sustentável preza também pelo uso de energia de fontes renováveis, como é o caso da energia solar em áreas com grande incidência de luz solar ou a energia eólica, para regiões em que há muito vento.

Caso a produção faça o uso de geradores, é possível optar por combustíveis sustentáveis, como o biodiesel. Ainda, é possível produzir energia com biomassa, gerada a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

4. Use a tecnologia em prol da sustentabilidade

Por fim, a tecnologia também é uma grande aliada. Nas práticas sustentáveis, vemos o retorno de técnicas já antigas, como é o caso dos fertilizantes naturais que são utilizados desde os primórdios da agricultura. Contudo, nos dias atuais a tecnologia também tem a função de melhorar os processos no campo e deixar a produção mais ecológica.

Um exemplo é o monitoramento por meio de GPS e drones, que são capazes de observar quais áreas precisam de irrigação e diminuir o desperdício de água. Ainda, é possível monitorar a colheita e saber quais alimentos já estão prontos para a colheita, minimizando desperdícios. Enfim, há uma série de tecnologias que modernizam o campo e tornam a agricultura mais sustentável.

E então, você agricultor quer fazer a sua parte e ter uma produção mais sustentável? Acesse nosso site e conheça nossos cursos.

FONTES:

https://www.fertisystem.com.br/m/blog/60d21f4f0ad06a7dc97c5039/4-melhores-praticas-para-promover-a-agricultura-sustentavel

https://www.myfarm.com.br/sustentabilidade/

Acadêmico

Para receber informações

Copyright© 1998 - 2024 Tutorcasts v3.0.0